Vai fazer a prova de certificação Revit da Autodesk? Veja essas dicas para otimizar sua performance.
- Keren Kaczelnik
- 8 de ago. de 2019
- 3 min de leitura

Enquanto alguns passam de primeira, já vi gente tentando até pela terceira vez seguida fazer a prova (sem passar).
Eu mesma fiz a prova para ser uma Autodesk Certified Professional duas vezes. Na primeira, que não passei, eu tinha experiência, mas em modelagem de famílias no Revit. Na segunda passei. Na minha primeira tentativa vi até algumas pessoas com livros enormes sobre Revit, como se todas as respostas estivessem dentro dele. Na minha opinião você pode até estudar por esses livros, mas eles não vão te garantir aprovação se você não tiver usado o software no seu dia-a-dia, e, mesmo que use, mesmo assim não se garante que vá passar porque a prova aborda todos os principais temas do Revit. São eles: Views, Collaboration, Modelling, Documentation e Elements and Families. Não estou falando como se fosse super-ultra difícil passar, e sim que não dá para usar o software por conta por 6 meses e tentar a prova sem ao menos fazer um curso preparatório para ela antes (mais em baixo eu explico isso).
Vale ressaltar que fiz a prova para o Revit Architecture- as demais são diferentes.
Aqui vão as dicas:
1) A prova não quase não exige que você faça a modelagem propriamente dita, e sim que você conheça bem onde estão as propriedades dos elementos e seus derivados. Por isso, explore bem como se identificam as propriedades, elementos e parâmetros deles.
2) Pode parecer redundante, mas preste muita atenção em cada palavra das questões. Há algumas que pedem coisas específicas que se você estiver desatento(a) pode perder pontos por besteira.
3) Pegue os seus “pontos fracos” e trabalhe neles antes da prova. Pode (e vai) acontecer de cair pergunta sobre temas que você não está acostumado(a) a mexer.Se você mexe há menos de 2 anos no software, mesmo que mexa todo dia, não recomendo que tente a prova ainda. Pode até ser que você ache que sabe bastante coisa mas te garanto que nada que mais uns 6 meses ou 1 ano não ajude o suficiente para passar melhor na prova.
4) Não se deixe levar pelos elogios de amigos ou colegas de profissão. Pode acontecer de colegas da faculdade e/ou trabalho elogiarem bastante o quanto você sabe Revit, mas isso não significa que você sabe Revit a ponto de não precisar se aprofundar em mais nada (lembre-se de manter a humildade e sempre buscar mais conhecimento!).
5) A nota de corte é 700, logo passar “raspando” no teste é acertar um pouco mais que metade das questões.
6) Procure se há algum centro de treinamento perto de você que possui treinamento específico para essa prova. Isso pode ajudar caso você precise se sentir mais seguro(a) para fazê-la.
7) Se possível, tente ir à Autodesk University em São Paulo para realizar a prova. Vi que lá você consegue agendar a prova e já paga o evento e a prova de proficiência em uma tacada só sem precisar pagar um centavo a mais para fazer o teste. E de brinde, se não passar e quiser fazer a prova novamente você consegue fazer no mesmo dia- caso hajam desistências dos próximos horários.
8) Fique de olho no tempo restante para não perder a hora por besteira. Caso fique empacado(a) em alguma questão específica você pode pulá-la e o exame exibirá no final um relatório apontando as questões não respondidas (antes de você submeter para correção)
9) Ao se sentir preparado(a), procure um centro autorizado a aplicar a prova e boa sorte!
Espero que essas dicas ajudem :)
Até a próxima!
Comments