top of page
  • Foto do escritorKeren Kaczelnik

10 dicas para modelar mais rápido no Revit

Oi! Como vai você?

Aqui é a Keren, dona da Let's Revit, e hoje vou contar pra você como costumo agilizar minha modelagem no Revit com algumas dicas preciosas!

Primeiro de tudo, independente se você for uma pessoa "de mouse" ou "de teclado", acredito que trocar o mouse pelo teclado para os atalhos de comandos vai te economizar umas belas horas a longo prazo. Agora vamos lá para as dicas mais específicas:


1) Use (sabiamente) o comando de SAVE SELECTION. Essa maravilha facilita demais quando precisamos mexer numa área específica selecionando vários itens sem precisar fazer um grupo com esses itens. Confira abaixo como se faz:



Eu disse "use sabiamente" porque quando você atribui um nome aleatório à seleção e depois de um tempão precisa dela de novo, muito provavelmente não vai encontrar, então tente dar nomes sucintos e intuitivos para elas.


2) TAB pode virar seu melhor amigo. Sabe quando você está modelando em cima de um cad e fica com o pick lines linha por linha pra "subir as paredes"? Você pode simplesmente deixar o seu mouse em cima de uma dessas linhas (com esse mesmo pick lines ativado) e, sem mexer no mouse, clicar em TAB no teclado.



Pronto, na pior das hipóteses algumas linhas vão fugir dessa seleção, mas pelo menos você já economizou alguns cliques, né?

Ah, e também serve para selecionar paredes já desenhadas, assim:




3) Você já experimentou usar o offset negativo? Não é nada mirabolante, basta colocar o sinal de "-" antes do valor que você quer dar o offset.

Uso muito o offset positivo pra desenhar paredes também, como por exemplo em salas de reuniões, onde eu coloco a mesa com a quantidade certa de assentos e apenas jogo o offset de paredes com base nas bordas da mesa para deixar uma passagem em volta dela, conforme a seguir:




4) Criar view templates a partir de uma vista e fazer transfer project standards para os demais arquivos pode salvar um tempão de trabalho. Sabe quando você cria uma vista que ficou com uma aparência bacana e quer replicar isso em outras vistas do mesmo projeto ou até mesmo em outros projetos? Basta seguir os passos abaixo.




5) Scope boxes. Confesso que demorei pra descobrir essa, mas valeu me aprofundar no assunto. Sabe quando você cria uma planta, acerta o recorte da vista, e depois precisa aplicar esse mesmo recorte em outras plantas, por exemplo, de forro? Então você tem que conhecer a section box, porque ninguém merece ficar copiando e colando o desenho de recorte da vista na raça, né?

Abaixo mostro como se faz.




6) Crie keyboard shortcuts (atalhos de teclado). Num quiz no instagram da @letsrevit joguei a pergunta "qual o atalho para FLOORs no Revit nativo" e ,surpreendentemente, quase metade das pessoas erraram colocando a opção FL. A verdade é que o Revit "de fábrica", recém instalado não possui um atalho para piso, mas isso não quer dizer que você não possa criar, certo? Antes de te mostrar como criar um keyboard shortcut vou te passar alguns dos que criei e uso muito, muito mesmo.

SI = Para achar o ponto de intersecção de duas linhas ou um vértice.

SM = Para achar o ponto médio.

SS = select all instances visible in view- porque a vida é curta demais pra clicarmos com o botão direito no item e procurarmos esse comando, rs

(depois de ver o tutorial, tente criar os meus atalhos e desenhe algumas detail lines em uma vista 2D qualquer, testando para ver como funciona o SI e SM na prática)





Legal, né? Mas ATENÇÃO: cuidado ao se empolgar e criar uma série de atalhos e se acostumar tanto que, ao mexer na máquina do trabalho ou de algum amigo, você pode acabar se complicando mais do que agilizando.


7) Ainda falando sobre keyboard shortcuts, algo bem legal de saber que facilita a vida é que CTRL+TAB e CTRL+SHIFT+TAB tab trocam de janela para frente ou para trás, respectivamente. O combo WT com ZA depois costuma ser ótimo para quando quer ver algo em 3D enquanto modela em 2D. Testa aí pra ver como funciona!


8) Explore plugins que casem bem com seu fluxo e nicho de trabalho. Uso bastante o Enscape e 2 plugins da DiRoots que facilitam demais a minha vida (SheetGen e ProSheets). Como esse é um assunto mais variável conforme suas práticas e uso do Revit, vale dar uma pesquisada por conta.


9) Sabe quando você está trabalhando com pisos hexagonais super chatinhos de editar quando o edifício "acaba"? Dá uma olhada como um simples shaft (usado de forma incomum) pode facilitar sua vida!



10) Deixe o Revit calcular por você. A maravilha das cotas temporárias é exatamente poder, dentre as várias outras facilidades que elas proporcionam, mover ou editar itens de forma precisa. Assim:

Por hoje é só, pessoal!

Espero que tenham gostado. Compartilhem nas redes sociais com a #dicasletsrevit e me contem se sabem de mais alguma dica interessante, tá?


Até a próxima!

Keren


189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page