Legends e Drafting Views sem mistério
- Keren Kaczelnik
- 2 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Num passado não tão distante pré-corona virus, estava eu refletindo sobre as funcionalidades de Legends versus Drafting views e me surgiu uma dúvida: se ambos tem praticamente a mesma interface e funcionalidades, quando usamos um, e quando usamos outro?
Mas, antes de compararmos legends com drafting views, vamos falar claramente sobre o que é cada um?
As Legends como o nome diz, servem para fazermos legendas, sendo alguns tipos delas:
> Annotation Legend para explicar símbolos de elevação, revisão e tags de elementos;
> Line Styles Legend para explicar quais são cada tipo de linha e o que elas representam
> Model symbol legend que evidencia qual símbolo que representa cada elemento do projeto, como luminárias, por exemplo.
> Materials legend que como o nome diz, é uma legenda de materiais evidenciando quando é concreto, alvenaria etc, com a respectiva textura e legenda de cada uma delas.
> Phasing legend (confesso que vejo menos que as demais), que mostra a representação de itens de acordo com cada fase, por exemplo: tudo que está na fase 1 está em azul, na fase 2 em verde, e assim em diante. Claro que para isso estar representado dessa forma você teria que usar um filtro na respectiva vista (seja ela planta, elevação, etc).
Importante pontuar que só estou usando essas definições (criadas pela própria Autodesk) para te ajudar a entender como as Legends funcionam. Ao achar a parte de Legends no seu Project Browser e clicar nela com o botão direito para criar uma nova legend não vão aparecer os tipos acima- você vai criar uma legend genérica e você mesmo decide qual dos tipos acima (ou não) será. Recomendo fortemente que se você tiver algum texto padrão nas suas pranchas para impressão, o faça em legend, porque caso uma mude as outras mudam junto (no caso de textos separados é fácil perder o controle da informação).
Já as Drafting Views são destinadas a detalhamentos construtivos, como detalhamento de tabica, sanca, etc- lembrando que, assim como as legends, as drafting views não mostram nenhum elemento do projeto como ele está inserido, ou seja, não é como uma callout (ampliação de vista). O contra dessa opção é que você não consegue inserir a mesma drafting view em diferentes folhas como acontece com as legends. Por outro lado, é com as drafting views que conseguimos, caso necessário, trazer um desenho de outro projeto através do insert views from file,
Se você me perguntar por qual outro motivo eu usaria uma drafting view e não uma callout, digo que não só evita o "overmodelling" como também ajuda a criar um caderno de detalhamentos para você ou sua empresa.
"Ok. Mas e se eu tiver um projeto que precise de algumas drafting views replicadas identicamente em várias pranchas, vou ter que duplicar uma por uma e ficar com um project browser infinito?"- foi o que eu pensei na minha reflexão.
Vou te dar uma sugestão mas ela não precisa ser a única solução. No caso de apenas algumas drafting views precisarem se repetir ao longo de várias pranchas, recomendo que você copie e cole os elementos de uma drafting para uma legend, se necessário fazendo um grupo com todos os elementos de cada vista e colando em legends para não perder nada no meio do caminho.
Acho que é isso, pessoal. Chega de informações por hoje, né?
Comentem e compartilhem com os amigos!
Até a próxima!
Keren
Comments